segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROFESSOR!

PENSAMENTO DE PAULO FREIRE...

"O homem e somente o homem, é capaz de discernir, de distinguir o ser do não ser,com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã.
Ao constatar esta realidade, ele se entrega e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço,tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição.
PAULO FREIRE

PAIS BRILHANTES!



Pais Brilhantes


- Chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas.
- Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força. 
- Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento. 
- Estimule seu filho a ter metas.
- Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca.
- Dialogar é falar sobre o mundo que somos.
- Abraçar, beijar, falar espontaneamente.
- Contar histórias. - Semear idéias. 
- Dizer não sem medo. 
- Não ceder a chantagem. 
- Para educar é necessário paciência.

Augusto Cury

A LIÇÃO DA BORBOLETA!

                           Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.
                           Um homem sentou-se e ficou a observar por horas a força que a borboleta fazia para se livrar do casulo e passar seu corpo por quele pequeno buraco.
                           Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo. Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria como a borboleta. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar...
Que a vida seja um eterno desafio, pois só assim voar será realmente possível.

(autor desconhecido)